Anatomia buco maxilo facial

Home

Anatomia Osso Maxilar

Uma quantidade suficiente de osso alveolar na parte superior e inferior do maxilar é fator crítico para a retenção dos dentes em longo prazo e pela saúde bucal geral.

Os ossos da face e crânio são a base do tecido mole da face e cabeça. A formação e a qualidade destes ossos podem ter uma significante influência na estética da face. Os ossos do maxilar (parte superior) e mandíbula (parte inferior) compõem o osso maxilar e estão entre os mais largos e mais fortes ossos faciais, e suporte dos dentes é uma de suas mais importantes funções.

A Mandíbula

A mandíbula serve como uma âncora para a base dos dentes, e é o maior e mais forte osso facial. E também o único osso da cabeça e face com movimento.

A mandíbula apresenta uma curvatura e uma parte horizontal denominada corpo mandibular. O corpo possui duas superfícies, a interna e a externa e duas bordas, superior e inferior. A superior ou alveolar recebe os 16 dentes da arcada inferior.

A Maxila

A Maxila é atualmente composta por dois ossos. Eles são o segundo osso mais largo da face e juntos formam o maxilar superior. A maxila é um componente chave do centro da face e funciona como um arcabouço para outros ossos faciais.

A maxila serve como uma âncora para os dentes superiores assim como para alguns músculos faciais. Ela também forma uma fronteira com três cavidades faciais: o céu da boca, a base e parede lateral do nariz e o assoalho da órbita, a cavidade óssea que segura o globo ocular, com seus músculos, vasos e nervos associados.

Os dois ossos que compõem o maxilar superior consistem de corpo e quatro processos: zigomático, frontal, alveolar e palatino. O corpo de cada um dos ossos da maxila tem formato piramidal e possui uma cavidade larga denominada seio maxilar.

A maxila e a mandíbula são constituídas de dois diferentes tipos de ossos:

Basal: que forma a estrutura do esqueleto dental básico e onde os músculos se aderem;

Alveolar: que forma ao mesmo tempo os dentes e promove uma estrutura tecidual forte para suportá-los. A retenção dos dentes por longo prazo depende da qualidade e integridade deste tipo de osso, assim como ele é o tipo de osso que fratura ou reabsorve em casos de doença, trauma e/ou deformidade.

Para mais informações, consulte seu cirurgião dentista.


“As informações constantes neste site são de caráter meramente informativo. Elas não devem substituir o relacionamento e consulta ao seu profissional de saúde. Somente ele pode definir o diagnóstico e melhor tratamento para a sua necessidade.

Este site é patrocinado pela Dabasons, empresa que distribui o produto rhBMP-2 para reparo ósseo.

Proibida a reprodução deste material sem previa autorização. Todos os direitos (de imagem, autorias e intelectuais) são reservados aos detentores das marcas.”