Por que usar o rhBMP-2?

Home

A estrutura maxilar saudável é ponto crítico na retenção dos dentes e na boa condição de saúde bucal assim como para as razões estéticas. Quando a estrutura óssea é perdida ou a qualidade óssea não é boa, a parte funcional maxilar começa a ser comprometida podendo perder parte da sua função. Como conseqüência, pode haver perda dos dentes e a cavidade oral eventualmente começa a perder sua estrutura e isto é fonte de grande preocupação para a maioria dos pacientes.

Algumas das razões da perda óssea da estrutura maxilar ou da má qualidade óssea incluem doença, trauma, desenvolvimento de deformidades e procedimentos dentais anteriores.

Outros fatores como extração dos dentes, doenças periodontais, tumores, próteses, dentaduras são os mais comuns que podem contribuir para a deterioração da estrutura óssea maxilar, necessitando de procedimentos de enxertias ósseas que potencialmente podem restaurar a aparência e a função normal da maxila.

Existem diversos tipos de materiais de enxerto, dependendo do tamanho do defeito ósseo pode variar a origem do material. Em um defeito pequeno pode ser utilizado um material de um doador de origem humana, ou animal ou sintética. A grande vantagem de utilizá-los é de não necessitar uma área doadora, mas infelizmente esse tipo de material só tem a capacidade de conduzir o crescimento ósseo. A melhor opção, segundo a literatura médica é o osso autógeno, colhido do próprio paciente, pois ele possui células com capacidade osseoformadora que são transportadas junto com o enxerto. A desvantagem do osso autógeno é a existência do sofrimento da área doadora, a necessidade de outro local operado, de aumentar tanto o tempo de recuperação do paciente, quanto o risco de infecção.

A ciência vem buscando, cada vez mais, uma alternativa mais efetiva e de menor morbidade na reparação de estruturas ósseas perdidas. A BMP-2 foi considerada a única proteína capaz de induzir a transformação de células primitivas em células capazes de formar osso, chamadas de osteoblastos secretores. As BMP´s são fundamentais para a reparação das fraturas e durante o desenvolvimento do esqueleto ósseo. Ela possui essa capacidade por se unir a específicos receptores das células primitivas e transformá-las em células formadoras de tecido ósseo.

Além disso, deve-se salientar as vantagens desse produto ser recombinante, que além de disponibilidade suficiente independente da demanda, a sua principal vantagem é de não haver risco nenhum de transmissão de doenças infecto-contagiosas, como acontecem com os tecidos humanos de bancos de doadores. Por ser uma cirurgia mais simples ao paciente, o implante com a proteína morfogenética oferece menor risco de infecção e, consequentemente, menor sofrimento ao paciente.

“As informações constantes neste site são de caráter meramente informativo. Elas não devem substituir o relacionamento e consulta ao seu profissional de saúde. Somente ele pode definir o diagnóstico e melhor tratamento para a sua necessidade.

Este site é patrocinado pela Dabasons, empresa que distribui o produto rhBMP-2 para reparo ósseo.

Proibida a reprodução deste material sem previa autorização. Todos os direitos (de imagem, autorias e intelectuais) são reservados aos detentores das marcas.”